quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PORQUE ORAMOS TÃO POUCO- E TÃO MAL???

PORQUE ORAMOS TÃO POUCO- E TÃO MAL???

Nada é mais vital para nossa vida pessoal, familiar, comunitária, do que a oração, esse encontro com Deus Pai, por meio do Filho, no poder do Espírito Santo. Tudo o que prospera, vinga, frutifica, vai pra frente na nossa experiência pessoal é fruto da oração.

Mas não damos à oração a atenção e a energia que essa prática tão poderosa merece !
E por isso , nossa mendicância espiritual, nossa espiritualidade tão esquálida e subnutrida.


” Não é mais fácil falar, pregar, ensinar sobre a oração do que orar?? “.
                                                               Na palavra de DEUS diz  
Orai sem cessar!!                                    


Nada mais correto, eu preciso dizer.
Por que oramos tão pouco e tão mal? Algumas hipóteses - e possíveis atitudes a serem tomadas:
1. Oramos pouco por que “orar dá trabalho “( não é divertido ) .
É isso mesmo! Temos mais o que fazer, não é mesmo? Assistir tv ( 5h e meia por dia, segundo o IBOPE ! ), curtir o Facebook, com sua infinidade de posts tão “relevantes ” ( 7h por mês, segundo o próprio Facebook ). Orar é, digamos, chato: ficar lidando com nossos pecados e suas consequência, lutando com Deus pelo que vale a pena, enfrentando o Diabo, nas suas artimanhas e ciladas de morte, roubo e destruição… ufa, isso cansa só de pensar !

2. Oramos pouco por que não temos tempo.
Trabalhamos muito. Enfrentamos o trânsito de SP e do ABDC todos os dias. Chegamos em casa mortos. Gastar o tempo precioso de descanso, de lazer com “o problema da oração “, ninguém merece. Deixe isso pro pastor !

3. Oramos pouco por que não sabemos orar.
De todas as nossas desculpas e subterfúgios, essa é a única que procede. Orar não é mesmo fácil. Mas podemos aprender juntos, seguindo o exemplo de homens e mulheres que andaram com Deus, que creram, apesar das adversidades, que perseraram na fé, não obstante o seu intenso sofrimento, que descobriram na oração uma fonte poderosa de paz e transformação interior :
“Sim, Deus, nos concede paz. Porém a paz que ele nos dá não é a paz das pessoas que evitam coisas desagradáveis. Não é a paz que se obtém quando se evita falar sobre assuntos dolorosos ou tocar em certas feridas. É uma paz obtida com dificuldade ao se aprender a orar. É preciso combater a maldade, derrotar a apatia, desafiar o cansaço, confrontar a ambição”. ( Eugene Peterson, “Animo “)
Talvez eu deva acrescentar mais uma desculpazinha: oramos pouco porque, no fundo no fundo, sabemos que orar é mudar, é se envolver com as coisas de Deus, é dizer não para a carne, é confrontar as armadilhas alienantes do mundo, é ser convidado a seguir Jesus de modo radical, amando radicalmente, perdoando radicalmente, servindo radicalmente…
 Paulo,diz  em Filepenses 2.21: "
porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus."

Sem comentários:

Enviar um comentário